Limpar regularmente o seu computador pode aumentar significativamente a vida... a parte interna poderá estar coberta com uma camada fina cinza de poeira.

Um computador que esteja sujo externamente, resolve-se fácil, um pano macio, pincel e detergente "multiuso" limpa por fora, e o utilizador pensa, "o computador ficou limpinho", mas e internamente?

Utilizadores mais avançados até arriscam desmontar e limpar, mas e os leigos, que não entendem do assunto? Será que vale deixar essa manutenção interna só quando o PC parar de vez?

Entenda os itens que são afetados pela sujeira, e o que pode ocasionar a falta de limpeza interna:

1- Cooler: Responsável pela refrigeração do processador, através da troca de calor entre o processador, pasta térmica e dissipador de calor e a devida refrigeração pelo cooler para o conjunto. Um cooler e dissipador afetados pela sujidade, prejudicam diretamente a refrigeração, causando assim superaquecimento do processador que acaba por desligar o PC por segurança. Outro agravante é a poeira entrar no cooler e diminuir a sua rotação ou até mesmo travar o mesmo, fazendo com que esse componente se queime. A devida manutenção com a limpeza de cooler, com a sua lubrificação, remoção de poeira do dissipador de calor e a aplicação de uma nova pasta térmica, evita problemas e faz o utilizador economizar em vista de problemas maiores que possam acontecer.

2- Motherboard: Sujidade na motherboard é sinónimo de problemas a vista, a curto ou médio prazo. A sujidade pode se acumular entre terminais de componentes, entranhar em vários locais da placa, então podem ocorrer problemas como desligamentos repentinos, intermitência em componentes, iniciar processos de oxidação e degradação da placa, curto-circuito, impossibilitando a placa de ligar, enfim, manter a motherboard limpa e com todas as suas conexões isentas de sujidade mantém o PC em bom estado de conservação e funcionamento.

3- HDs: Não é diferente para este item de hardware que 'trabalha pesado" e requer cuidados contra sujidade, pois a mesma pode entranhar em conexões de alimentação, dados, e na placa lógica do HD, causando intermitência e até uma parada deste item. Devemos lembrar que a poeira no ar contém todo tipo de partículas, que podem ser condutivas ou não. Cuide do seu HD tanto externamente mantendo o mesmo limpo mas também sempre monotorize a sua "saúde" com programas de diagnósticos que mostram o estado real deste importante item de hardware.

4- Fontes atx: Não nos vamos esquecer dela! A poeira pode afetar o cooler de refrigeração e entranhar na placa entre os componentes. Problemas como sobreaquecimento, fadiga de componentes e até um curto-circuito pode ser causado pela falta de manutenção da fonte.

5- Placas gráficas e demais placas de expansão: Sujidade na placa de gráfica é sempre um problema! Falta de refrigeração por cooler sujo e travado pode matar a placa gráfica, ocasionar fadiga em componentes, enfim, uma manutenção na sua placa gráfica pode garantir a sobrevivência dela. Demais placas como as de som, rede, e demais placas de expansão precisam ser limpas e seus contatos bem limpos para garantir um bom funcionamento.

Agora que já sabe do assunto, que tal encaminhar o seu computador para uma limpeza interna?