Formatação do disco rígido e instalação limpa de sistema operativo para que tenha um computador como se viesse de fábrica.

Formatação do disco é o processo de preparação de um dispositivo de armazenamento de dados , tais como uma unidade de disco duro , unidade de estado sólido ou pen drive USB para uso inicial.

Em alguns casos, a operação de formatação também pode criar um ou mais novos sistemas de arquivos . A primeira parte do processo de formatação que executa preparação meio básico é muitas vezes referida como "formatação de baixo nível". Particionamento é o termo comum para a segunda parte do processo, fazendo com que o dispositivo de armazenamento de dados visível para um sistema operativo . A terceira parte do processo, geralmente chamado de "formatação de alto nível" na maioria das vezes refere-se ao processo de geração de um novo sistema de arquivos. Em alguns sistemas de funcionamento a totalidade ou partes destes três processos podem ser combinados ou repetido em diferentes níveis e o termo "formato", entende-se uma operação em que uma forma de disco novo está totalmente preparado para armazenar arquivos .

Como regra geral, a formatação de um disco deixa a maioria se não todos os dados existentes sobre o meio de disco; alguns ou a maioria dos quais pode ser recuperável com ferramentas especiais. Ferramentas especiais pode remover os dados do usuário por um único de substituição de todos os arquivos e espaço livre.